Outros Grupos Académicos

5002_545206748830783_442081417_nCEdUP – Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto

Primeiro clube de empreendedorismo universitário, fundado em 2007, nasceu para incentivar práticas empreendedoras dentro da Universidade do Porto. Atualmente o clube conta com cerca de 900 sócios, agregando estudantes, alumni e funcionários da U.Porto. Os seus principais objetivos são dinamizar o potencial empreendedor dos universitários, atentando aos grandes desafios do país e da Europa, assim como na cooperação com as empresas e seguindo a tradição das melhores instituições de ensino superior do mundo.

Site: http://www.cedup.up.pt/

 


Núcleo de Etnografia e Folclore da U.PortoCenas

Fundado por um grupo de estudantes e licenciados pela Universidade do Porto, o NEFUP/Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto tem como principais objetivos a recolha, compreensão e divulgação do folclore Português, apresentando-o sob a forma de espetáculo de danças, cantares e outras manifestações da cultura popular. Para além de inúmeras exibições no País em espetáculos para associações culturais e recreativas, escolas, autarquias e instituições de solidariedade social, o NEFUP já representou, também, Portugal no estrangeiro.

Site: http://nefup.no.sapo.pt/indexport.html

 


Orfeão Universitário do Porto OUP

O Orfeão Universitário do Porto (OUP) abrange vários grupos musicais, nomeadamente, um Grupo de Fados, variados grupos de dança e folclore, a Tuna Feminina do Orfeão e a Tuna Universitária do Porto. O Orfeão organiza, entre outros espetáculos, o Festival Internacional de Tunas Universitárias (FITU).


Site:
http://www.orfeao.up.pt/

 


SdDUP – Sociedade de Debates da Universidade do Portodebates

É uma organização sem fins lucrativos, liderada e fundada por estudantes da U.P., que se dedica ao debate como forma de promoção do espírito crítico, da compreensão mútua, do amor à língua, às palavras e às ideias. Fomentam e organizam debates e eventos de formação relacionados e competem internacionalmente com sociedades de debates homólogas que atuam nas melhores universidades do mundo.

Site: http://www.sdd.up.pt/

 


Teatro Universitário do Porto1622116_1029764890384440_6392128312497385307_n

O Teatro Universitário do Porto (TUP) pelo seu caráter universitário amador, centra a sua atividade na experimentação. Realizando encenações coletivas e apresentando textos dramáticos de autores inéditos em Portugal, participou já em vários festivais internacionais. Com um contributo reconhecido na afirmação do teatro independente no Porto, o TUP continua a apostar num trabalho de qualidade, nas suas escolhas de textos dramáticos, de encenações e na formação dos seus elementos, realizando regularmente cursos e workshops de teatro.

Site: http://teatrouniversitariodoporto.org/

 


hapinnessU.Porto Happiness Club

O U.Porto Happiness Club pretende ser um clube informal cujo objetivo é a promoção da felicidade entre os alunos, docentes e não docentes da Universidade do Porto. Por acreditarem que a felicidade é um “full-time job” pretendem criar um conjunto de atividades que promovam de forma direta e indireta uma maior atenção para o tema “Felicidade”. Assim, através da organização de dois Happiness Days por semestre, alguns eventos mais pequenos e a construção de um índice de Felicidade Interna Bruta irão alertar para a importância da felicidade e tentar aumentar os níveis de felicidade dentro da Universidade do Porto.

Site: http://uportohappinessclub.eventbrite.com/